Engenharia genética

 São abordados os progressos havidos com as técnicas de engenharia genética, capazes de alterar o potencial genético de um organismo, quer pela introdução, quer pela supressão de novos genes estruturais. São mencionadas algumas das aplicações em geral e, em particular, possibilidades de uso no campo da medicina. É feita uma análise crítica dos benefícios e riscos envolvidos. 

Engenharia genética, manipulação genética e modificação genética são termos utilizados para definir o processo de manipulação dos genes num determinado organismo, comumente fora de seu processo natural reprodutivo.


Quais as principais biotecnologias desenvolvidas pela engenharia genética?

DNA Recombinante e Transgênicos


 A partir das enzimas de restrição, é possível cortar pedaços de uma molécula de DNA e, com a DNA ligase, uni-los a uma outra molécula. Com isto, é possível manipular geneticamente os organismos, criando os organismos geneticamente modificados, também conhecidos como transgênicos.

Quais são as principais aplicações da engenharia genética?

Aplicações da engenharia genética


 Uso de organismos geneticamente modificados para produção de biocombustível, biorremediação e biomineração. Produção de alimentos geneticamente modificados como soja, milho, peixes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nematelmintos ou nematódeos

DIVISAO CELULAR MITOSE MEIOSE

Reino Animal : Poríferos, Cnidários ,Platelmintos