Reino animal: Moluscos, Artropodes, Equinodermos
Moluscos
O filo Mollusca é o segundo maior em número de espécies, aproximadamente 50 mil, atrás apenas dos artrópodes.
Características
Esses animais apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça são encontrados os órgãos dos sentidos.
O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos.
Alimentação e Sistema Digestório
possuem um sistema digestivo completo, com boca e ânus. O alimento é conduzido pelo tubo digestivo, onde sofre a ação de enzimas. Os nutrientes são absorvidos e distribuídos pelo corpo por meio do sangue.
Os cefalópodes e gastrópodes apresentam a rádula, uma espécie de língua com dentes afiados, usada para raspar os alimentos.
Respiração
Pelo fato dos moluscos serem encontrados em uma grande variedade de ambientes, eles apresentam diferentes tipos de respiração.
- A respiração. branquial é realizada pelos moluscos que vivem na água, como os polvos, lulas e ostras.
- A respiração. pulmonar está presente em moluscos que vivem em ambiente terrestre, como os caracóis.
- A respiração cutânea ocorre com as lesmas que também vivem em ambiente terrestre, sob o solo e em árvores.
Classificação
Os moluscos são animais que apresentam grande diversidade de formas e tamanhos. Eles distribuem-se em três classes principais: gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Os gastrópodes são os moluscos que possuem concha em espiral constituída por uma única peça. São exemplos de gastrópodes os caracóis, caramujos e lesmas. Eles representam o maior grupo dos moluscos.
A sua massa visceral fica no interior da concha, constituindo uma única peça. Usam os pés para a locomoção.
Os gastrópodes são animais invertebrados terrestres, Os bivalves são moluscos de ambiente marinho, formados por duas conchas articuladas e unidas por um ligamento ,Os cefalópodes não apresentam concha ou esta é interna. São exemplos de cefalópodes o polvo, lula e náutilos.
Reprodução
Os moluscos apresentam reprodução sexuada , com fecundação interna ou externa. A maioria dos moluscos apresenta sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas.
Artropodes
Características Gerais
Todos os artrópodes possuem o corpo dotado de vários segmentos e apêndices articulados, como patas e antenas, que possibilita movimentos. Essa é a sua característica diagnóstica (identifica e diferencia os artrópodes dos outros) e que dá o nome ao grupo, do grego arthros: articulação e podos:pés.
Além disso, esses invertebrados tem o exoesqueleto que confere rigidez (permite sustentar o corpo) e impermeabilidade (tem uma camada de cera em sua superfície, o que lhe permite viver em locais secos). O exoesqueleto é constituído de quitina , um polissacarídio nitrogenado, e nos crustáceos recebe deposições de carbonato de cálcio, tornando-se ainda mais resistente
Possuem corpo dividido em cefalotórax e abdome (crustáceos e quelicerados) ou em cabeça, tórax e abdome (insetos e miriápodes), de acordo com o grupo..
Anatomia e Fisiologia
O sistema digestório é completo (boca e ânus), com peças bucais (mandíbulas, quelíceras, entre outras) adaptadas à alimentação, tubo digestório com regiões diferenciadas e glândulas acessórias.
- O sistema circulatório é aberto (lacunar), com um coração dorsal que bombeia a hemolinfa (líquido sanguíneo) por espaços dentro do corpo;
- O sistema respiratório está presente e varia de acordo com o grupo: nos crustáceos é feita por brânquias realizando as trocas gasosas entre a água e a hemolinfa, nos insetos é por traqueias, que levam o ar direto aos tecidos e nos aracnídeos por filotraqueias;
- O sistema nervoso é constituído por um par de gânglios cerebrais e um cordão nervoso ventral com pares de gânglios distribuídos por segmento;
- O sistema excretor nos insetos é constituído pelos túbulos de Malpighi, nos crustáceos por glândulas antenais (glândulas verdes) e nos aracnídeos além dos túbulos de Malpighi há glândulas coxais;
- O sistema sensorial dos artrópodes é bem desenvolvido, todos possuem pelos quimiorreceptores no corpo com função táctil, as antenas também tem função táctil e os insetos e crustáceos
Equinodermos
Características gerais dos equinodermos
Os equinodermos são um grupo de animais que vivem no ambiente marinho e apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) formado por placas calcárias, o qual porta, comumente, espinhos ou tubérculos salientes. Devido a essa característica, muitos representantes apresentam aparência espinhosa ou verrucosa, daí o nome equinodermo, que vem do grego, echin, que significa “coberto de espinhos”, e derma, que significa “pele”. A presença dessas estruturas está relacionada, entre outros aspectos, com a defesa do animal.
A cabeça não é presente em equinodermos, sendo seu corpo organizado em um eixo oral-aboral. A região oral é onde está a boca, e a região aboral é a oposta a ela.
Os equinodermos são organismos triblásticos (possuem três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme), celomados (possuem uma cavidade corporal, revestida por tecido derivado da mesoderme, chamada de celoma) e que possuem simetria radial.
Classificação dos equinodermos
Podemos dividir os equinodermos atuais em cinco grupos: Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Crinoidea e Holothuroidea
Asteroidea: estão incluídas as estrelas-do-mar e margaridas-do-mar. As estrelas-do-mar, representantes mais conhecidos, são formadas por um disco central do qual partem braços. Na região inferior dos braços, é possível notar a presença dos pés ambulacrais, que garantem a movimentação do animal e também o auxiliam na captura das presas
- Ophiuroidea: temos como representantes as chamadas estrelas-serpentes. Elas lembram estrelas-do-mar, porém possuem braços bem mais longos e flexíveis. Sua movimentação é feita, principalmente, pelo movimento dos braços de uma maneira que lembra o realizado pelas serpentes. Nesse grupo, os pés ambulacrais geralmente não são usados na locomoção. Os ofiuroides não possuem ânus.
- Echinoidea: temos como representantes os ouriços-do-mar e as bolachas-da-praia, que possuem, respectivamente, corpos esférico e achatado. Esses animais, diferentemente dos apresentados, não possuem braços, porém possuem cinco fileiras de pés ambulacrais.
Comentários
Postar um comentário