vertebrados peixes anfíbios répteis aves e mamíferos

 vertebrados peixes anfíbios répteis aves e mamíferos

Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados. Os répteis são vertebrados bastante adaptados à vida no ambiente terrestre. Vertebrados são um grupo de animais que, entre outras características, destacam-se por possuírem coluna vertebral e crânio, tais como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

 fazem parte do filo Chordata, um grupo de animais que apresenta como características marcantes a presença de uma notocorda, um cordão nervoso dorsal oco, fendas faringianas e uma cauda muscular pós-anal.

São animais que possuem coluna vertebral e crânio.

Estão inseridos no filo Chordata.

Nem todo representante do filo Chordata é vertebrado"

"Animais vertebrados

Vertebrados são um grupo de animais que fazem parte do filo Chordata e que apresentam coluna vertebral e crânio, duas estruturas responsáveis pela proteção do sistema nervoso. Vale destacar, no entanto, que nesse filo estão incluídos não apenas os vertebrados, como também dois grupos de animais invertebrados, Urochordata e Cephalochordata," . "Os cordados são organismos que compartilham algumas características básicas, as quais surgem em, pelo menos, uma fase de suas vidas. As características essenciais de um cordado são:

Notocorda: trata-se de uma haste longitudinal flexível localizada entre o tubo digestório e o cordão nervoso. Na maioria dos vertebrados, surge, em volta da notocorda, um esqueleto articulado, e o adulto possui apenas alguns vestígios da notocorda embrionária.

Cordão nervoso dorsal oco: é responsável por formar o sistema nervoso central dos cordados.

Fendas faringianas: nos embriões dos animais do filo Chodata, observa-se a presença de arcos separados por sulcos na superfície externa da faringe (sulcos faringianos). Esses sulcos se desenvolvem, em algumas espécies, nas fendas faringianas, estruturas que permitem que a água que entra na boca saia do corpo do animal sem passar pelo sistema digestório." "

Cauda muscular pós-anal: como o nome sugere, é uma cauda que se estende após o ânus. Em algumas espécies, ela se apresenta bastante reduzida durante o desenvolvimento embrionário. Em algumas espécies aquáticas, essa cauda possui papel na propulsão no ambiente."


quando  fala de vertebrados, devemos considerar três grupos de cordados: Myxiniformes, Petromyzontiformes e Gnathostomata. Myxiniformes é uma ordem que inclui animais conhecidos como feiticeiras ou peixes-bruxa. No grupo dos Petromyzontiformes, estão inclusos os animais conhecidos como lampreias. Myxiniformes e Petromyzontiformes constituem um grupo de vertebrados que não possuem mandíbulas e possuem vértebras rudimentares, sendo, juntos, originalmente agrupados em Agnata, que significa “sem mandíbulas”."

"anteriormente, acreditava-se que os peixes-bruxa não possuíam vértebras, sendo classificados como cordados invertebrados estreitamente relacionados com os vertebrados. Atualmente, no entanto, pesquisas provaram que, assim como as lampreias, os peixes-bruxa possuem vértebras rudimentares. Além disso, estudos filogenéticos sustentam a hipótese de que os animais desse grupo são vertebrados.

Gnathostomata constitui o principal grupo dos cordatos e destaca-se por agrupar representantes vertebrados que possuem mandíbula. Nesse grupo estão incluídos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos."








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nematelmintos ou nematódeos

DIVISAO CELULAR MITOSE MEIOSE

Reino Animal : Poríferos, Cnidários ,Platelmintos